Os dias de trabalho ...

- Activista Abudo:

Hoje trabalhei nas comunidades de Nimanro e Soma.

✓Comunidade de Nimanro.

Até então tem 4 membros efectivos.

Sem suspeitos de doentes de lepra.

14/10/2024 Comunidade de Soma

Membros efectivos:9;

Suspeitos:3

Dos quais:

1 caso de micose;

1 caso de reacção leprótica.

Nota: o suspeito que tem reacção ainda não iniciou tratamento de Lepra, mas adiantei dar tratamento de reacção enquanto esperamos pela medicação.

Nas duas comunidades alguns doentes ainda não voltaram, desde que saíram à procura de lugar seguro por conta dos insurgentes.

15/10/2024 

Hoje trabalhei na comunidade de Nacarica.

*Comunidade de Nacarica.

Membros efectivos até então são 4.

Um doente terá que reiniciar o tratamento de Lepra MBA.

Nesta comunidade de Nacarica pediram-me para que voltasse novamente, visto que ainda tem muitos casos suspeitos de lepra na comunidade e o voluntario não convidou outros doentes.

*E na comunidade de Nicupua cheguei e infelizmente o voluntário não convocou o encontro, puxei as orelhas dele junto com o chefe da aldeia que prometeu melhorar e marcámos amanhã o encontro.

Embora seja longe, mas irei trabalhar três comunidades amanhã.

16/10/2024

Hoje trabalhei na comunidade de Gipua.

Membros efectivos:5

Suspeitos:3

Reinícios:2.

Nesta comunidade de Gipua os doentes que estão a fazer tratamento clamam pela falta de medicamentos pois já estavam melhorando e o tratamento não foi completo.

*E nas comunidades de Muripa e Nicupua não consegui trabalhar novamente hoje, os voluntários não convocaram o encontro. Fui ter com eles para perceber o problema que lhes apoquenta para não trabalharem mas só pediram desculpa.

No regresso caiu muita chuva, e andando na comunidade de Melapane num sítio de muito matope escorreguei e caí. E felizmente nada aconteceu de ruim.

As comunidades para onde iria trabalhar amanhã pediram-me para adiar o encontro para dia 30/10/24.

Outro problema enfrentado pela população do Posto Administrativo de Mazeze que não posso esquecer de partilhar é pela falta de assistência médica, visto os dois Centros de Saúde que ali existiam, já foram queimados e as brigadas moveis não abrangem todas as Aldeias.



Comentários