SORTE GRANDE

A bebé Atija, nasceu em casa no dia 7 de Janeiro deste ano. É fruto da união de um casal em segundas núpcias. Separaram-se dos respectivos cônjuges, juntaram os seus trapinhos, construíram uma palhota e recomeçaram de novo uma família. A Atija veio pela primeira vez ao Centro no dia 18 de Abril, com 3 meses de idade pesando 1500 gramas. A mãe estava igualmente desnutridíssima e infectada com VIH.

O amoroso pai da Atija tem-se revelado exemplar nos cuidados à sua filhinha, pois a sua companheira está bastante doente. Deslocam-se, numa bicicleta emprestada, desde Rapale que fica a uns 20 quilómetros, para receber os cuidados inerentes à situação e o leite. Hoje a Atija, passado um mês de ter iniciado a alimentação por biberão, duplicou o peso e recebeu a notícia de que a primeira análise para transmissão vertical do VIH (PCR) era negativa, repudiando por isso o segundo (MASSORTE).

Feliz o pai, partiu para casa na ginga emprestada, com vontade de terminar e entregar a cama de vime (artesanato local), para ganhar dinheiro e adquirir um termo para a água fervida, pois durante a noite a Atija reclama o seu leitinho.  

Hoje tinha de partilhar convosco esta pequena vitória.
Beijinhos.

Enfª Eugénia Ferreira
Hospital de Marrere


Comentários