O RATO ESCONDIDO

Ihali? Salama

Aqui está tudo bem. As chuvas voltaram por momentos mas vieram acompanhadas pelo frio que tem feito muitas constipações e tosses entre a população.

O frio que se faz sentir faz com que os animais se tentem proteger e outro dia aconteceu uma situação que vos tenho de contar e que vos porei a rir e a pensar…

As irmãs andaram à procura de 1 rato que andava na cozinha a roer a fruta todas as noites. Elas já tinham posto “ratex” – o produto que se usa aqui para matar os ratos - mas sem efeito, pois todas as noites o rato deixava sinais (necessidades maiores!) pela bancada da cozinha. Então as irmãs decidiram tirar tudo do sítio, lavar e tentar descobri-lo. Mudaram as redes da porta. De noite o rato tentou entrar pela rede da porta e não conseguiu. Uma irmã viu-o a tentar entrar, chamou o guarda e acabou-se o rato… era o que todas pensavam no dia seguinte quando nos juntámos para o matabicho (pequeno-almoço). Então uma outra voluntária que este ano também aqui vive foi colocar 2 torradinhas a fazer na torradeira. Virou as costas e quando olhou para a torradeira viu uma das torradas a mexer e começou a cheirar a chamuscado…ora o rato estava escondido dentro da torradeira!!!! Todas fomos ver e levámos a torradeira para fora de casa. Ele lá estava, chamuscado, electrificado e empalhado. Entre gritos e risos, desaparafusou-se a torradeira e o bicho saiu de lá … morto e bem morto, para descanso de todas… este é um exemplo de como a vida aqui é cheia de novidades, experiências novas e de bichos…

É preciso tentar adaptar-nos a esta realidade. Há zonas da província onde se come rato e outros bichos. Culturalmente é aceite e os ratos do campo são diferentes dos ratos da cidade, que comem no lixo, podem ter comido o “ratex” e eu sei lá… porém posso experimentar muitas comidas novas para mim (até tripas de cabrito!!!) mas rato acho que não irei provar… bem só se for bem torradinho!!!

Vanda Barnabé
Voluntária da APARF em Moçambique

Comentários