Mitande-Moçambique

Sendo Janeiro um mês dedicado à pessoa com lepra, procurei informar e sensibilizar os grupos de autocuidado para a existência do Dia Mundial dos Leprosos - uma data por eles desconhecida. Não envolvi as comunidades distantes pois o transporte nesta época de chuva é problemático e, muitas vezes, impraticável.

A pedido do Director Distrital do Programa de Luta Contra a Lepra, o plano inicialmente traçado em Mitande para comemorar o Dia Mundial dos Leprosos foi modificado. De facto, foi decidido a nível provincial que as celebrações do dia seriam concentradas em Mepapa – a antiga leprosaria local, a 40km de Mitande [onde a voluntária Ana Maria deu o seu contributo e, ainda hoje, é recordada com carinho]. Assim, juntamente com 20 membros dos grupos de autocuidado e cinco jovens, dirigimo-nos até Mepapa, distribuídos pelo carro disponibilizado pelas Irmãs e por um carro do Ministério da Saúde. As comemorações foram compostas por actividades culturais, danças e músicas interpretadas pelos diversos grupos de autocuidado do distrito, mensagens alusivas ao dia e discursos dos organismos presentes. Os grupos de Mitande, além de interpretarem as suas actividades lúdicas, apresentaram um pequeno teatro, previamente ensaiado e interpretado por jovens de Mitande, sobre Raoul Follereau e o porquê de existir este dia. Após o almoço servido neste local, regressámos a Mitande. Foi um dia significativo para todos os participantes, e, com certeza, nos próximos anos não irão esquecer a existência de um dia no ano em que o mundo pensa nestas pessoas e no seu sofrimento.

Para marcar este dia especial para todo o doente de lepra, adquiri alguns bens essenciais que entreguei aos grupos, consoante as necessidades apresentadas por cada um. 

Assim, ao grupo de Nacaca, ofereci duas esteiras [culturalmente, quando um grupo se reúne, deve haver uma esteira/cadeira/tronco disponível para todos se sentarem; até agora, as reuniões nesta comunidade eram feitas sentando-se numa rede mosquiteira, colocada no chão. As esteiras oferecidas darão mais dignidade ao grupo]. Ao grupo de Mitande-Sede ofereci uma lata de milho, a pedido dos membros, para ser moído e vendido na banca, aumentando assim o seu lucro. Ao grupo de Nachingueia, formado há poucos meses e sem apoio, até ao momento, de material para autocuidados, ofereci bacias para a lavagem dos pés.

Dias depois, Mitande teve a honra de receber o responsável nacional pelo Programa de Lepra, Dr. Alcino Ndeve, cujo interesse era discutir com estes grupos de autocuidado formas de se desenvolverem socioeconomicamente. Nesta reunião tive a oportunidade de expor muitos dos problemas que os doentes e as suspeitas de lepra enfrentam, especialmente devido à inexistência de um profissional de saúde experiente na área de lepra na Unidade Sanitária Local para assistir estes casos.

Neste dia foi possível confirmar lepra numa suspeita identificada em Outubro. Anteriormente, neste mesmo mês, tinha já encaminhado um outro doente a Mandimba, com sintomas francos de lepra, a quem foi diagnosticada a doença.

Fátima Santos
(Voluntária da APARF)

Comentários