MENSAGEM DE NATAL PARA A APARF

Olá Amigos dos Leprosos
Salama?

Salama aqui nestas terras de Nampula, a norte de Moçambique.

Continuo feliz, realizada e entusiasmada com o trabalho que escolhi e que faço em nome da Associação.

Aproximamo-nos a passos largos de uma data muito especial para grande parte das pessoas deste Mundo: o Natal.

Este ano pela primeira vez vou passá--lo fora de Portugal e longe fisicamente da minha família que se reunirá em Évora, nesta data, como sempre. Já passei o Natal a trabalhar no Hospital da minha cidade - Évora. Nos quatro anos que trabalhei, sempre me voluntariei entre os meus colegas para estar de serviço nesta época. Por três vezes trabalhei no turno da noite da véspera de Natal e acreditem que me senti bem comigo própria em poder passá-lo a cuidar dos doentes que, nesta época, tão especial, estão enfermos, longe dos seus entes queridos e presos a uma cama hospitalar.
Então este ano será diferente:

- troco o Hemisfério Norte pelo Hemisfério Sul;
- troco a Europa pela África;
- troco Portugal por Moçambique;
- troco o sul do Alentejo pelas terras do norte, em Nampula;
- troco o frio pelo calor;
- troco o bacalhau pelo carapau;
- troco o peru pela galinha;
- troco as laranjas e as nozes pelas papaias e cajus;
- troco o arroz doce e rabanadas pelas mangas e sorvetes;
- troco as prendas bonitas por um simples voto de feliz natal;
- troco as correrias de loja em loja e de convívios festivos por um momento partilhado na esteira à sombra de um frondoso cajueiro ou mangueira junto de alguém que precise de uma visita ou de um carinho;
- troco o convívio com a minha querida família e amigos de Portugal pelos “nossos queridos doentes de lepra”;
- troco o meu Natal de 2008 que poderia ser vivido com todas as coisas que enumerei por todas as outras coisas que aqui em Moçambique me será possível viver e partilhar nesta época.
Este ano viverei aqui o meu Natal. Será diferente e será partilhado com pessoas que não me estão ligadas fisicamente por laços familiares mas são eles que aqui partilham comigo o dia a dia e que aqui são o meu suporte afectivo.

Para eles, para a minha querida família e amigos em Portugal, para todos os amigos, colaboradores, funcionários e associados da APARF… vão os meus sinceros votos de UM FELIZ NATAL!!!

Que o Menino Jesus nasça mais uma vez dentro dos vossos mirima (corações)…
Beijinhos e unidos em oração especial neste Natal…

Da vossa amiga
Vanda Barnabé (Voluntária da APARF na Namaíta/Moçambique)

Comentários