De volta...

Deixei a Europa coberta de gelo e frio por estas terras africanas, agora sob um sol duro de suportar. Em Munique 1ª escala do avião, havia muita neve na pista e o avião teve que sofrer um tratamento para impedir que as asas acumulassem gelo durante o voo sobre as montanhas geladas, que já tínhamos verificado durante o trajecto de Lisboa até ali. 

Desta vez a viagem demorou 17 horas e fiz duas escalas (Munique e Joanesburgo), para poder viajar mais em conta, porque a TAP tem uns preços proibitivos e infelizmente o dinheiro no nosso bolso está cada vez mais escasso. Cheguei a Nampula no início da tarde, o que me permitiu sobrevoar um céu pejado de nuvens com formas exóticas e que dada a sua profusão sugeriam uma sementeira de pipocas gigantes. 

Já encontrei e cumprimentei todos os conhecidos, amigos. Vários deles durante a minha ausência tiveram problemas graves de saúde, e até perderam familiares. 

Ainda não fui ao Centro de Nutrição, mas a Cecile já me contou o suficiente para perceber os problemas e dificuldades que aconteceram e ainda o grande volume de novos casos de crianças doentes que nos últimos meses de acordo com a sua apreciação tem vindo a aumentar.

Infelizmente a situação de saúde da população não tem melhorado. Há muitas dificuldades em recursos humanos e materiais, agravado por uma forte inconsciência colectiva no que respeita à prevenção e adopção de mudanças no estilo de vida. É um contexto muito complexo e de difícil intervenção. Tentarei como das outras vezes fazer o meu melhor e ajudar a salvar algumas crianças. Ontem, quando passei em frente ao hospital para a minha habitual caminhada, lá encontrei uma mamã minha conhecida sentada no alpendre, com a sua filha Vanete nos braços gravemente doente. É sempre uma imagem de sofrimento, mas ao mesmo tempo de resignação que nos toca muito e para a qual nos sentimos muito impotentes. Está hospitalizada e a mãe aguarda serenamente na rua a passagem do tempo e algum alívio para a sua dor e calor que se faz sentir dentro, pois do lado de fora sempre corre uma pequena brisa.

Acabei de me instalar na minha residência durante esta manhã. Agora durante a tarde quero ver se começo a organizar as minhas coisas para recomeçar o trabalho na próxima semana. Organizar os cadernos para os registos, actualizar os parâmetros, fazer algumas consultas para reavivar os conhecimentos e não perder muito tempo com a reintegração, pois a Cecile está demasiado cansada e com absoluta necessidade de ser substituída.

Infelizmente só hoje segunda-feira a net funcionou e permitiu dar notícias. Por aqui, enquanto vocês morrem de frio, aqui faz um calor insuportável.

Amanhã penso finalmente tratar do DIRE, para então me dedicar ao trabalho a partir de 4ª feira. 
Darei notícias do meu trabalho. Beijinhos para todos.

Eugénia Ferreira
(Enfermeira Voluntária)



Comentários