Missão Católica do Cubal / Angola

Escrevo-vos da Missão Católica do Cubal. Estou bem, já adaptada, com sensação de pertença e de casa! As necessidades são muitas, pelo que me tenho sentido incrivelmente útil. (…)

A realidade é muito pobre e frágil. O Hospital Nossa Senhora da Paz é muito despido de recursos humanos e materiais. (…)

É um Hospital que funciona praticamente só com enfermeiros e com “Enfermeiros Consultantes” – que na prática são “enfermeiros mais experientes”. Estes desempenham funções de consultoria, e são os “Directores Clínicos” e os “Coordenadores das Secções”. Complexo, mas funciona à sua maneira. 

Eu fui alocada à Consulta Externa, que é sem dúvida o melhor local para a minha intervenção, dado que sou médica interna de medicina geral e familiar, em âmbito de cuidados de saúde primários. O tipo de trabalho tenta ser “semelhante” ao de um centro de saúde, essencialmente consulta aberta, mas com alguns planos de vigilância, como a consulta pré-natal e a consulta de puericultura. (…)

Na Consulta pré-natal, estou a contribuir para estruturar melhor esta consulta, e a colaborar na formação diária das enfermeiras responsáveis, para rentabilizarem da melhor forma a oportunidade crucial de promoção da saúde com as pré-mamãs.

Nas consultas de vigilância da Puericultura, tenho-me apercebido que têm dificuldade em registar correctamente as curvas de peso e crescimento; e em interpretá-las e sinalizar desnutrições ligeiras-moderadas; e em reforçarem os cuidados fundamentais com a alimentação, refiro-me ao incentivo da amamentação e à correcta diversificação alimentar – pelo que é uma área na qual tenho investido. Tenho também colaborado com a Unidade Especial de Nutrição, Serviço do Hospital onde estão internadas as crianças com desnutrições graves. É uma realidade muito angustiante, particularmente quando faltam os leites especiais, como tem acontecido ultimamente. Aqui, as crianças doentes sofrem imenso. Insistir nos cuidados preventivos, na área da Nutrição na Consulta Externa, é altamente necessário.

Outra área de trabalho, que temos identificado como necessária é a Hipertensão e a Diabetes. Muito prevalentes, mas negligenciadas pelos profissionais e pelos doentes. (…) 

Relativamente à formação, tenho colaborado na Pastoral da Saúde, já dei uma formação sobre “Malária e medidas de protecção contra o mosquito”; e na reunião dos Alcoólicos Anónimos e no Grupo de Jovens de Álcool e Drogas. (…)

Em suma, este início tem sido preenchido de projectos e ideias, algumas em execução, outras ainda em construção. As burocracias, impedimentos e a inércia cultural têm sido um desafio grande, mas o entusiasmo, a vontade e a força de fazer mais continuam incansáveis, e transbordam sobre as dificuldades. (…)

Mais uma vez, estou-vos imensamente grata por tudo. Envio-vos algumas fotografias, que falam por si! Estou, e continuarei, a dar o meu melhor!
Estamos juntos!

Sofia Rodrigues
(Médica voluntária no Cubal - Angola)


 

Comentários