Um país de pequenos super heróis

Finalmente Metoro!! Por cá, como devem calcular o trabalho é imenso. Existe uma carência enorme na saúde. Muita falta de material (o que não me tem permitido poder ajudar tanto como queria…estou a tentar que me dêem), muita doença (malárias, otites, tuberculose, desnutrição, LEPRA e a famosa mataquenha, entre outras) e muitos problemas sociais. Tenho tentado ao máximo corresponder a todas as necessidades, que estejam ao meu alcance, no combate “à lepra e a todas as lepras.” O grupo de leprosos que frequenta o centro estava “adormecido” e aos poucos tenho-os vindo a “despertar”. Assim, adquiri materiais para retomarem as atividades que realizavam antes do monitor anterior falecer. Organizei dias de visitas aos domicílios (para os que não se podem deslocar ao centro), dias de trabalho artesanal e dias de “convívio” em que temos momentos de partilha e reflexão. Escusado será dizer que em todos estes dias existe tempo para os tratamentos que forem necessários.
Fui muito bem recebida quer pelas Irmãs quer pela comunidade.

Neste meu 1º mês, descobri um país de pequenos super heróis!

Heróis de carne e osso que, acredito seriamente, ganhavam a todos os maus das bandas desenhadas. Têm vários tamanhos, idades, personalidades e idiomas. Mas há algo de comum que têm todos, os super poderes!

O principal, super poder que têm, é a forma como encaram a vida. Milhões de sorrisos, cantorias e abraços, desde o primeiro abrir de olhos até ao fechar. Isto tudo com, apenas, uma refeição que nem podemos considerar refeição pois não tem valores nutricionais suficientes. Que super poder!! 

Outro é a entreajuda e a partilha. Ninguém é indiferente à dor do outro e é incrível a forma como vão buscar forças para carregar (às costas) durante quilómetros, o amigo, o irmão ou a irmã.

É possível partilhar uma peça de fruta (mesmo quando a fome é muita) e o mais incrível ainda é que é possível partilhar uma bolacha com tantos outros.

Aguentar queimaduras, malárias, otites e feridas sem um “ai” nem “ui” e no final do dia...continuar a sonhar. A sonhar em ser polícia para prender os maus, em ser professor para ensinar, enfermeiro ou médico para curar. Sonham com isto tudo e mal eles sabem que são super heróis e que já são tanto…

Mafalda Festa

Comentários