SOS - CRIANÇAS EM RISCO / MOÇAMBIQUE

No meu trabalho de voluntária, contacto, diariamente, com crianças desnutridas e infectadas com HIV/SIDA. É uma experiência muito perturbadora e angustiante.

É impossível ficar indiferente perante crianças cujos sinais de desnutrição são tão chocantes. No seu corpo minguado, de rosto envelhecido, cabelo descolorido, ventre aumentado de volume, sobressai um olhar profundo que nos provoca uma enorme inquietação. Choram quando tentamos o contacto físico pois tudo nelas é sofrimento. As mães, que as carregaram no ventre, foram vítimas de períodos de fome, facto que condicionou o desenvolvimento do feto.

Se a mãe amamentar desde o nascimento até aos 24 meses, 10 a 20% das crianças adquirem a infecção por HIV/Sida. Perante estes dados torna-se praticamente inevitável a transmissão da doença. A introdução da alimentação artificial comporta alguns riscos. No entanto, muitas crianças podem melhorar, se beneficiarem deste tipo de alimentação.

Na minha experiência constato que nenhuma família dispõe de possibilidades económicas para adquirir o leite e papas necessárias para sobrevivência do seu filho. Em média, a alimentação de uma criança custa 30 euros por mês (1 EURO POR DIA), verba que lhes é completamente impossível disponibilizar do magríssimo orçamento familiar.

Há várias maneiras de poderem ajudar a melhorar o futuro destas crianças:
AJUDA INDIVIDUAL – contribuir com um determinado montante mensal. 
AJUDA COLECTIVA – Criar grupos (4 ou 5 colegas ou amigas) em que cada uma contribua com uma quantia mensal até perfazer aquela verba. 
AJUDA FAMILIAR – Fazer uma recolha de fundos entre a família e amigos com o objectivo de sustentar a alimentação mensal de uma criança.
Ajude as crianças a ganharem vontade de sorrir. Não lhes negue essa oportunidade.

6 Biberões de leite para uma criança = preço de 1 “bica” 

Eugénia Ferreira - Enfermeira

Comentários