PELO MUNDO DA VANDA

OLÁ AMIGOS,

Sai’ihali? Espero que estejam bem. Eu tive umas semanas alucinantes e com muitas novidades para vos contar…

Este mês iniciei a distribuição de mantas aos doentes de lepra. Já tinha a ideia que fazia muito frio nos locais bem escondidos no meio das montanhas onde os doentes vivem. Então a APARF começou este mês de Abril a sua distribuição. Tenho recebido muitos obrigados e sorrisos de agradecimento pelos doentes…

ACÇÃO DE FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA APARF

Esta semana fizemos uma acção de formação “um dia para a lepra” em jeito de reciclagem sobre temas de lepra e tuberculose. Aconteceu no Bamboo, um complexo às portas da cidade que tem uma sala de conferências para 30 pessoas e onde esta acção de formação ocorreu. Estavam presentes 13 enfermeiros dos postos e centros de saúde do distrito onde trabalho. Eu e o Sr. Cássimo preletámos os temas: eu falei sobre lepra e ele da tuberculose com novas regras e normas a actuar.

Esta Acção de Formação / Reciclagem teve como objectivos:

- Dar a conhecer a APARF e o seu trabalho em favor dos leprosos;
- Realizar uma reciclagem dos conhecimentos sobre a doença de lepra;
- Aprofundar os conhecimentos sobre a temática da lepra, junto dos técnicos de saúde (enfermeiros) que colaboram com o PNCTL (Programa Nacional de Controlo da Tuberculose e Lepra;
- Incentivar a um trabalho conjunto entre todos os elementos que trabalham no PNCTL, para benefício do doente de lepra.

Foram abordados os seguintes conteúdos:

- Dar a conhecer a APARF e seu trabalho com os doentes de lepra;
- Referência à doença de lepra, com os sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento, medicamentos, efeitos secundários dos medicamentos,… ;
- Reacções lepróticas e seu tratamento;
- Diagnóstico e preenchimento das fichas dos doentes;
- Avaliação sensitiva e motora dos doentes de lepra;
- Indicações no tratamento dos doentes com úlceras crónicas de lepra;
- Breve referência à doença da tuberculose, os sinais, o diagnóstico, tratamento, DOT’s;
- Trabalho conjunto com os voluntários, enfermeiros e doentes.
Os enfermeiros mostraram-se interessados, motivados e as actividades durante o dia correram bem. Houve espaço para colocar dúvidas e debater algumas questões que todos os dias se confrontam no trabalho junto dos doentes de lepra e de tuberculose.
Espero puder observar a produtividade da Acção de Formação / Reciclagem, com a nossa visita mensalmente a cada unidade sanitária, acompanhando directamente no terreno cada um dos enfermeiros que junto dos doentes irão pôr em prática o que relembraram e o que aprenderam de novo neste dia oferecido pela APARF.

Espero que esta actividade possa dar frutos no futuro quando cada mês visitar os doentes e os enfermeiros nos seus locais de trabalho. Se a acção de formação ajudar a melhorar o atendimento, o diagnóstico e a avaliação dos doentes, isso seria muito bom…

A tuberculose está mais disseminada que a lepra e acho que está agora mais problemática que a lepra. Existem cerca de 50 doentes em tratamento de lepra no distrito, que continua a ser o mais endémico da província. O que significa que os restantes apresentam menos de 50 doentes em tratamento. No ano 2007 tínhamos por esta altura cerca de 100 doentes o que diz qualquer coisa do trabalho que estamos a fazer e que eu colaboro em nome da APARF. Houve lanches da manhã e da tarde e almoço oferecido pela APARF... os pratos foram todos “rapados”.

Também estiveram presentes a Patrícia e a Fátima, 2 médicas que colaboram com a APARF. A Patrícia já tinha aqui estado a acompanhar a Anabela (anterior voluntária neste distrito). Elas tinham chegado de Portugal na véspera e estiveram a dar a sua força e ajuda.

O nosso amigo Carlitos, lembram-se dele dos pensos!? Bem outro dia vinha descalço e com feridas outra vez nos pés… Zanguei-me com ele mas acabei, como sempre, é claro, por lhe ver os pés e fazer esquema de penso. Irei vê-lo no início de Maio e vamos ver como estarão as feridas…

Beijinhos da vossa mpathani 
Vanda - Voluntária da APARF em Nampula - Moçambique


Comentários