AS CRIANÇAS DE MOÇAMBIQUE SÃO AS MAIS LINDAS DO MUNDO!

Bem, as crianças são sempre o que de mais bonito existe no mundo e não só em Moçambique! Mas aqui neste país maravilhoso em que vivo, tenho o privilégio de conviver com aqueles pedacinhos de gente, pequenos no tamanho e grandes na generosidade! Gosto indiscriminadamente de qualquer criança: das que brincam na entrada do “meu” prédio, das que todas as manhãs se cruzam comigo a caminho da escola, das que viajam ao meu lado nos transportes públicos. 

Mas as crianças que mais pensamentos ocupam na minha mente, aquelas que reinam no universo dos meus afectos, são as do Infantário 1º de Maio, em Maputo. Na verdade, a palavra Infantário não é a mais adequada, porquanto se trata de um orfanato que recolhe crianças “órfãs de sida” ou abandonadas.

Vai ser este pequeno mundo que iremos conhecer através destes pequenos escritos. Neste primeiro, ficaremos pela apresentação: o número de residentes não é constante, varia de 30 a 50 crianças. As idades oscilam entre semanas de vida e os oito, nove anos de idade - são apenas três ou quatro as crianças desta faixa etária; normalmente os “crescidos” são transferidos para outra instituição. Confesso que o meu encantamento recai sempre sobre os mais pequeninos.

São crianças infelizes? Não diria taxativamente que sim..., as crianças africanas têm dentro delas um manancial inesgotável de alegria! Mas um olhar atento vai encontrar aqui e ali um outro olhar triste.

São crianças felizes? Também não exactamente - como é óbvio. Não têm colo de mãe ou pai, não têm atenção individual da família, o lar delas é uma casa grande cheia de irmãos e irmãs nas mesmas circunstâncias, uma casa onde as dificuldades de ordem material se fazem sentir. Fazem? não! Faziam!!!! É que estas crianças agora têm a ajuda preciosa daquela APARF que cuida das muitas lepras do mundo. De há uns meses para cá, não faltam os medicamentos desde os de “tinha” até às vitaminas necessárias a esta pequenina maravilhosa população. E de há uns meses para cá também a alimentação é melhorada com um abastecimento mensal de carne e peixe.

Ana Maria
(Voluntária)

Comentários