A SEMENTE DEU FRUTO EM MURRUPULA


O Nuno Saraiva foi para o Distrito de Murrupula ao serviço dos doentes, para continuar o Projecto do Ricardo Leonardo, do Paulo Bica e de Ângelo Bouça...

Faço anos. Não percebo o que dizem, falam uma língua diferente, complexa. Faço anos, repito. Hoje faço anos. Rajá, estás a traduzir? Recorro ao amigo, tradutor, enfermeiro e parceiro no projecto. Rajá, então? Traduziste?


A pressa do branco atrapalha. Tanto para aprender, é preciso deixar que nos surpreendam. 
Olham para mim, não os percebo. Falam uma língua diferente, complexa. Não tenho culpa, cheguei há duas semanas. Hoje faço anos, é um dia importante. Rajá, perceberam?

Estou a duas horas de mota de Murrupula, a uma hora de carro de Nampula, a três horas de avião de Maputo e a onze horas de avião de Lisboa, hoje faço anos. Rajá? Não percebem?

Levantou-se, aproxima-se, vagarosa nos gestos pensados. Tem ar cansado e triste, de idade indeterminada, mas é avó, avó africana. Traz qualquer coisa nas mãos, chegou perto e entregou. Recebo com as duas mãos, hábito bonito destas gentes. Fruto verde, belo, generoso. Pepino, percebo entre palavras da língua diferente, complexa, que não percebo. Pepino, repete a avó. Anciã da vida, da doença e da tristeza.

O que é Rajá? Sinto e pressinto a emoção nos olhos do amigo. É uma prenda para ti, não porque fazes anos mas porque estás aqui. “O importante é o que acontece e não o que se planeou”, a consciência de europeu em reboliço. Há dois anos o Paulo ofereceu-lhe sementes de pepino, hoje és tu que recebes o fruto. A emoção atraiçoa-me, olho-a nos olhos, olhar triste de avó africana, anciã de amarguras e doença, mas de coração reconhecido. Sinto-me pequeno, muito. Choro por dentro, agradecido por aqui estar, feliz por fazer anos.

Falam uma língua diferente, complexa. Não percebo o que dizem. Mas entendo o que querem. É uma linguagem de sempre e para sempre, universal, falam de amor. 

Obrigado Paulo pelo mais belo presente que recebi em Moçambique.

Nuno Saraiva (Voluntário APARF)

Comentários