Dia Mundial do Doente

Missão de Mecubúri - Nampula - Moçambique

11 de Fevereiro – Dia Mundial do Doente
10 de Fevereiro às 16h – Eucaristia do Doente no Hospital de Mecubúri

A Equipa da Pastoral da Saúde (Eu e  Ir. Cristina) sugeriu e a Equipa Missionária e a Directora do Hospital aceitaram. E assim pudemos fazer algo do diferente para marcar o Dia do Doente.

Preparámos tudo lá na Missão, as meninas do Lar ensaiaram os cânticos e prepararam molhos de lenha para o ofertório, a Ir. Delfina e o jovem Agostinho prepararam as leituras, o pessoal do Hospital escolheu uma sombra e lá prepararam o espaço.

De manhã afixei cartazes em português e em macua por todos os serviços. Às 15h visitámos os doentes hospitalizados a convidá-los para a Missa, quem podia levantar-se, ou a dizer-lhes que estaríamos a rezar por eles. As comunidades cristãs mais próximas também foram avisadas. E foi assim que pelas 16h iniciámos a Eucaristia, à sombra da mangueira e com cerca de 50 a 70 pessoas, entre Doentes, Enfermeiros, Serventes, a Direcção do Hospital, a Equipa Missionária e muitos Cristãos que quiseram ser solidários e rezar com e pelos doentes.

Foi uma iniciativa que todos gostaram, os Doentes principalmente, pois ficaram a saber que têm um dia próprio para eles.

A Direcção Distrital da Saúde até pediu para repetirmos noutros anos.

No final visitámos novamente todos os doentes hospitalizados para lhes entregar um postal com uma frase consoladora, um pacote de açúcar e uma barra de sabão.

Os doentes agradeceram muito e isso podia perceber-se também no seu sorriso e nos olhos a brilhar.

Ana Margarida – Voluntária APARF



Comentários